Páginas

31 de julho de 2009

LIMPEZA URBANA

Nos últimos anos os serviços de limpeza urbana, sejam os de responsabilidade da Junta de Freguesia, sejam os prestados pelos Serviços Municipalizados de Loures, atingiram níveis de ineficácia nunca antes verificados. Tudo isto, apesar de hoje as tarifas cobradas aos habitantes de Loures, e também aos de Sacavém, terem subido como nunca. Nos últimos 7 anos as tarifas de água e recolha de resíduos sólidos aumentaram cerca de 35%.

Competências Municipais

Apesar disso, é comum perceber como a má organização da recolha de resíduos sólidos, obrigação da Câmara Municipal, resulta na constante acumulação de lixo na cidade. Ao contrário das soluções encontradas pela Junta de Freguesia de Sacavém, que actualmente contrata a privados serviços de recolha de resíduos sólidos, fazendo os habitantes de Sacavém pagar duas vezes o mesmo trabalho (paga-se na factura da água e volta-se a pagar directamente do orçamento da Freguesia), importa exigir à Câmara Municipal que reponha o serviço de recolha de resíduos sólidos nos níveis de qualidade e eficácia que já tiveram. A Junta de Freguesia estará disponível para colaborar, com com soluções negociadas que não penalizem financeiramente a cidade, nem o seu orçamento. Assim, é perfeitamente possível um entendimento que aumente a capacidade de resposta, nomeadamente na recolha de monos (mobiliário velho, electrodomésticos etc…).

Competências Próprias e Delegadas na Freguesia

A Junta de Freguesia dispõe já hoje de um vasto conjunto de responsabilidades próprias e delegadas pela Câmara Municipal na área da higiene e limpeza urbana. Essas responsabilidades devem ser assumidas e os serviços devem ser organizados para que a limpeza da cidade seja constante e eficaz. Numa cidade como Sacavém é determinante o investimento na mecanização dos serviços de varrição e no apetrechamento dos serviços limpeza urbana da freguesia com os meios necessários. A limpeza de taludes, valetas e sarjetas deve acontecer de modo regular e programado. As grandes “acções de limpeza” que nas últimas semanas a Junta de Freguesia tem levado a cabo em algumas zonas da cidade são o exemplo acabado como os serviços estão mal organizados e são ineficazes. Intervém-se em SOS quando o mato e o lixo já estão para lá do razoável!

Novos serviços e abordagens

Informar e sensibilizar são também a pedra chave de uma melhoria significativa nesta área da gestão local. A Junta de Freguesia deve, em permanência, desenvolver um esforço de sensibilização junto os habitantes, empresas e comércio local no sentido da adopção de boas práticas ambientais. Ao mesmo tempo, deve encontrar as soluções mais adequadas para problemas, que só parecem crónicos, porque ainda não houve vontade de os resolver. Alguns destes problemas obrigaram a organização de novos serviços e soluções.

Para onde vão alguns dos resíduos produzidos por clínicas e laboratórios de Sacavém?
Para onde vão os entulhos de pequenas obras domésticas em Sacavém?
Para onde vão os resíduos de talhos, supermercados e restaurantes de Sacavém?
Em que nível se encontra a recolha selectiva na cidade?
Que faço eu ao meu roupeiro velho, entregaram-me o novo hoje, mas a recolha de monos em Sacavém é só daqui a 5 dias? Ficará uma semana em exposição junto ao contentor da minha rua?

Encontrar a resposta adequada para os problemas das pessoas é o primeiro passo para que elas interiorizem práticas ambientalmente sustentáveis. Informá-las é um modo de as sensibilizar para essa necessidade.

Uma cidade limpa é uma cidade que ninguém ousa sujar!

Sem comentários:

Enviar um comentário