Páginas

31 de julho de 2009

5 COMPROMISSOS PARA UMA CIDADE MELHOR

2 comentários:

  1. Gostei de ler mas gostaria de saer das seguints porpostas quais efectivaemnte dependem directamente da jnta e não de outra entidade com governo central ou Câmara:
    CATUS
    o acesso directo à 2ª Circular
    a Biblioteca
    a extensão do Metro à cidade
    a melhoria dos serviços prestados pelo município
    o reforço da segurança

    Obrigada

    Susana Ferreira Silva

    ResponderEliminar
  2. Susana

    Vou responder sinteticamente às tuas perguntas.

    O CATUS: Quando se projectou o actual Centro de Saúde de Sacavém, o edifício destinava-se a instalar os médicos de família, num dos pisos, e um CATUS no outro. Já depois da obra terminada o Governo decidiu encerrar o Centro de Saúde de Camarate e deslocar para Sacavém os seus serviços e utentes, inviabilizando a instalação do CATUS. A decisão foi do Governo e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Sacavém e da Câmara Municipal de Loures. A CDU opôs-se e a Junta de Freguesia de Camarate foi a única autarquia a manifestar o seu desagrado pela solução encontrada.

    Biblioteca Municipal: É uma obra municipal que depende da decisão e da iniciativa do Município.

    Metro: É uma obra da administração central, Governo.

    Melhoria dos serviços do município prestados à cidade: Em larguíssima medida depende da melhoria da organização e capacidade de resposta que a Câmara conseguir criar. Aqui são excepção os serviços do município que estão delegados na Junta de Freguesia, como seja a limpeza urbana e a manutenção de zonas verdes, aqui depende da Junta de Freguesia, que recebe dinheiro e meios para fazer o trabalho.

    Segurança: A segurança, no que respeita ao policiamento, é uma competência da Administração Central, Governo. Dele depende esquadras, efectivos humanos e meios técnicos.
    Mas existem outras acções de promoção da Segurança que dependem das autarquias. Nomeadamente o modo como se planeiam os espaços urbanos, como se mantém e humanizam, como se definem acções e estratégias de integração social e cultural da camadas mais desfavorecidas.

    Obrigado

    Bruno Simão

    ResponderEliminar