Páginas

9 de agosto de 2009

AS CAMPANHAS DA CDU


A CDU é uma força política diferente de todas as outras. Esta afirmação é verdade em vários sentidos. É diferente nas propostas e nas suas práticas, mas também o é no modo como desenvolve o seu trabalho político e a sua intervenção pública.

A CDU, no que respeita aos meios que dispõe para desenvolver as suas campanhas políticas, conta, quase em exclusivo, com o apoio financeiro dos seus militantes e simpatizantes e com o maior activo de todos que é a militância.

A militância é a chave desta equação. A maior parte do trabalho que dá visibilidade à CDU e às suas posições, não só durante os períodos eleitorais, mas também durante todo o ano, resulta de um esforço e empenho permanente dos seus militantes e activistas. A concepção de materiais de propaganda, folhetos, cartazes, jornais, etc, a sua distribuição e afixação são em grande medida o resultado de trabalho militante e voluntário. A produção de pendões de pano, fixação das ripas, aplicação dos arames ou cintas que servirão para a sua colocação e a própria colocação, são trabalhos executados por militantes, uns mais jovens e outros menos, que despendem horas do seu tempo pessoal em nome dos seus valores e convicções.
É fácil encontrar, sobretudo neste período pré-eleitoral, grupos de activistas da CDU, ao serão, a percorrerem as ruas das cidades e vilas de escada ao ombro ou balde da cola na mão a darem, como bem se pode dizer, “o corpo ao manifesto”.
Este trabalho não tem preço e ele é o verdadeiro segredo da CDU. O envolvimento das pessoas, o respeito e a valorização do seu trabalho. É isso que nos permite, perante tão grande diferença de meios em relação aos outros partidos, ter uma campanha à altura e em muitos casos superior.

Lembra-te, a próxima vez que vires um cartaz da CDU ou um pendão colocado em frente à tua porta, tens ali o trabalho voluntário de alguém que dá o melhor da sua criatividade e energia para tornar visíveis as suas ideias.

Bruno Simão

1 comentário: