Nos últimos meses, o Sacavenense tem sido palco de várias acções de promoção e projecção dos responsáveis políticos do Partido Socialista, que em muito ultrapassam a normal relação institucional. Ao longo do tempo, tem-se agravado esta situação de promiscuidade entre alguns dirigentes do Clube e os dirigentes locais do PS.
Esta situação teve o seu momento mais grave e condenável no passado sábado, dia 3 de Outubro, quando a equipa de infantis do Sport Grupo Sacavenense entrou em campo, para disputar um jogo de treino, envergando camisolas da Juventude Socialista.
O Sacavenense é uma instituição quase centenária, profundamente enraizada na cidade, com uma história e uma tradição, que a devia colocar acima de qualquer disputa eleitoral e partidária. Aos seus responsáveis é exigido que, antes de mais, tudo façam para preservar a independência e elevação do Clube, defendendo-o da instrumentalização de que tem sido alvo. Algo que manifestamente não têm feito.
O Partido Socialista revela, com esta atitude, que não percebe que existem valores na cidade que devem ser intocáveis, sendo o Sacavenense um dos primeiros. Uma campanha eleitoral deve atender a princípios éticos e de elevação política, que se percebe que o PS desconhece.
A CDU reconhece e respeita o nome do Sport Grupo Sacavenense, conhece ainda, por experiência histórica, a importância que esta instituição tem para todos os sacavenenses, independentemente da sua simpatia partidária.
Esta acção do PS é uma afronta que repudiamos e que entendemos merecer a condenação da população.
É triste e vergonhoso a forma como se aproveitam de crianças jogadores de um clube da terra, fazendo jogos a envergar a camisola da JS ( Juventude Socialista ) em plena campanha eleitoral, isto é inadmissivel de se vêr, é uma acção grave que tem de sêr punida.
ResponderEliminarEles abusam da boa imagem de muita gente para seu próprio beneficio deixem-se de tretas com a história que já os conhecem á muitos anos e que são amigos de longa data, ELES APROVEITAM-SE DE TODA A GENTE SEM DÓ NEM PIEDADE, e usam e abusam da imagem deles em fotografias no site oficial da campanha eleitoral, estou farta de gente hipocrita, sem ética, uma das pessoas que em cima refiro é militante do PCP, e toda gente o conhece como tal no jantar do PS foram enviados convites para todos os directores das colectividades de Sacavém, o meu avô como Presidente foi ao jantar em representação da colectividade que preside, apesar de serem amigos de á muitos anos não concordo com a forma como a imagem dele foi usada principalmente no site oficial de campanha do PS, podendo levar as pessoas a pensar no que não é verdade.
Isto são politicas típicas do PS, ainda o Prof. António Pereira dava aulas da Escola dos Bombeiros já dava autocolantezinhos canetas e réguas a envergar o simbolo do PS aos seus alunos.
Vou juntamente com os meus camaradas unir forças para provar á população que estes gajos teem de ser tirados do puleiro o mais rápido possível.
Em relação ao que aconteceu no jogo do Sacavenense, a meu vêr o responsável deve ser demitido do seu cargo o mais rápido possivel.
Sara Duarte
é grave e viola os estatutos, a demissão do responsavel pelo futebol juvenil e pela equipe que utilizou as camisolas é o minimo dos minimos,é uma mancha grande em quase 100 anos de história
ResponderEliminarEsta situação é lamentável. Um atentado à democracia. Não só o Partido Socialista deve um pedido de desculpas formal à população, como também a actual Comissão de Gestão do Sport Grupo Sacavenense deveria ser imediatamente destituída, em razão deste acto escabroso que indigna todos os sacavenenses, qualquer que seja a sua cor política.
ResponderEliminarÉ UMA VERGONHA O QUE SE TEM ESTADO A PASSAR COM A ACTUAL DIRECÇÃO DO SPORT GRUPO SACAVENENSE, SÃO NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA UNS VENDIDOS, SABENDO NÓS QUEM NA REALIDADE ELES SÃO! USAR CRIANÇAS COM A IDADE ENTRE 11/12 ANOS PARA FINS ELEITORAIS? GRANDE FORMAÇÃO QUE SE FAZ NUM CLUBE DE FUTEBOL!!!!!!!!
ResponderEliminarBoa tarde. Eu penso que o Árbitro do jogo era o sinal mais claro dessa campanha, mas por outro lado, pois envergava uma camisola da JSD.
ResponderEliminarPenso que toda a gente atacou o PS e esqueceu-se desse facto relevante.
Saudações Democráticas
Infelizmente a promiscuidade entre a política partidária e o futebol bateu à porta do Sacavenense, e entrou impunemente, sem que alguém do Partido Socialista e/ou do clube tenham, até à data, explicado (ou sequer informado) seja o que for acerca deste assunto lamentável e indigno para qualquer dos envolvidos (especialmente para o Sacavenense, que mancha, indelevelmente,a sua história quase centenária).
ResponderEliminarPoderão ambos tentar explicar-se com uma suposta ingenuidade ou distracção. Mas eu pergunto: Como é possível que o Sacavenense tenha na sua posse camisolas de uma juventude partidária? Como é possível que responsáveis do clube, presentes na ocasião, não tenham detectado esta promiscuidade e ordenado,imediatamente, a substituição das camisolas com o símbolo da JS por outras sem qualquer referência política? O Sacavenense não tem mais camisolas de treino, ou começa a ser-lhe banal confundir o clube com o partido do actual presidente da Câmara Municipal de Loures, por contrapartida de atenções esporádicas que mantenham alguns dos seus dirigentes na rota e na agenda camarária?
O sucedido deve envergonhar todos os munícipes isentos e responsáveis, e em particular os sacavenenses que sabem honrar o seu clube sem precisar de recorrer a bajulações ou beija-mão ridículos e gratuitos (?). Qualquer cidadão não socialista tem o direito de se indignar por o clube da sua terra privilegiar a promoção de outras forças políticas, sem qualquer iniciativa dos envolvidos para suster, de imediato, esta provocação que lhes foi feita.
Recordo que, por menos que isto, o Dr. Paulo Portas, em plena campanha eleitoral para as legislativas, quando confrontado com a distribuição de bandeirinhas do PP a crianças de uma escola que visitava, ordenou de imediato a sua remoção, porque previu as consequências públicas de não o fazer. Mas, parece que em Sacavém e no Sacavenense não é assim... sentem-se, pelos vistos, impunes às consequências que até o líder de um partido nacional não quis sofrer. Pobre democracia que tais filhos tens em Sacavém!
E, portanto, à boa maneira portuguesa tudo corre "nas calmas" e é suposto que a culpa morra solteira? Não há ninguém responsabilizável por tudo isto ? O Sacavenense vai continuar a meter a cabeça na areia, saboreando o "silêncio dos distraídos" e assobiando para o lado, perante uma afronta gravíssima aos seus estatutos? E o PS, impante na sua arrogância de convencimento da supremacia da lógica do poder, continuará a achar que os cidadãos de sacavém são tolos e não merecem uma explicação? Já chegámos à "Madeira" e Sacavém é um "Jardim"?
Afinal, eu que tinha admitido que a asfixia democrática fora um mero conceito retórico lançado para a refrega política pela Dra. Ferreira Leite,acabo agora por concluir que, em Sacavém e no concelho de Loures, se traduz numa triste realidade. Em alguma coisa o PS e os actuais dirigentes do Sacavenense tinham que marcar a diferença, e, pelos vistos conseguiram (não é assim, Sr. José Albuquerque e Sr. Paulo Condeço?).
A História registará o vosso contributo para a "dignificação" do clube e da cidade, porque a memória, contrariamente ao vosso sentido de responsabilidade, não é curta.
Glozando uma popularíssima frase do saudoso Raul Solnado, apenas vos digo: tenham vergonha na cara! (se é que, porventura, neste momento ainda a têm...).
Um cidadão atento.
Boa Noite.
ResponderEliminarNão sendo do PS ou da CDU considero um exagero esta situação.Creio que aquilo que deverá importar todos os que gostam do Sacavenense é que se trabalhe com rigor em prol do Clube.Eu pessoalmente tenho gostado do que tenho visto. Acho que agora existe até um principio de dinamica com a ACADEMIA SACAVENENSE. Achei excelente a ideia de combinar principios de palavras fortes com o nome do Sacavenense.Eventualmente muitas pessoas ainda não viram porque está virado para o pelado.Ultima nota: 99% das pessoas que estavam presentes no estadio não devem ter sequer entendido o que estava escrito nas camisas...
Alguns dos comentários a este texto não foram aceites, não por se discordar do seu conteúdo, mas porque ou se referiam a pessoas em termos menos próprios, sob a capa do anonimato, ou porque utilizavam uma linguagem não publicável.
ResponderEliminarTodos têm direito ao seu bom-nome, sejam de que partido forem.
CDU Sacavém