30 de abril de 2013
27 de abril de 2013
PROGRAMA MAIS PARTICIPADO
No âmbito da preparação do
programa eleitoral a apresentar nas próximas eleições autárquicas, a CDU
Sacavém e Prior Velho está a proceder à recolha de opiniões, sugestões e
propostas.
Entendemos que para valorização
das nossas freguesias é indispensável o contributo de todos no diagnóstico dos
problemas existentes e na definição das soluções para os ultrapassar.
A CDU abre assim o seu programa
eleitoral para Sacavém e Prior Velho às propostas dos habitantes e instituições
destas freguesias, estabelecendo como objectivo central a definição de um
programa que expresse as reais preocupações e prioridades dos cidadãos,
valorizando a democracia, a participação e criatividade das nossas comunidades.
Participe, proponha.
Faça-nos chegar o seu contributo
para cdusacavempriorvelho@gmail.com,
através da página www.cdusacavempriorvelho.org
ou para a morada Rua Almirante Reis, n.º 37 -39, 2685-103 Sacavém
CDU SACAVÉM PRESTA CONTAS DA SUA ACTIVIDADE
A CDU Sacavém distribuiu hoje o Presta Contas da actividade dos seus eleitos na Assembleia de Freguesia de Sacavém.
Em 2009 a CDU apresentou uma candidatura à Assembleia de Freguesia apostada em vencer para desenvolver na cidade um projecto autárquico diferente, com outra exigência e com propostas concretas para uma vida melhor em Sacavém.
Por vontade dos eleitores assumimos ao longo deste mandato o papel de oposição, cumprindo o nosso dever de fiscalização.
Procurámos ao longo deste mandato contribuir pela crítica construtiva e pela proposta para um quotidiano melhor em Sacavém. Orientámos a nossa intervenção com o objectivo de dar expressão contínua às nossas propostas eleitorais, que, após as eleições, se tornaram compromissos assumidos com todos aqueles que em nós confiaram.
Ver documento em PDF.
APRESENTAÇÃO DE LIVRO "LIBERDADE" DE EDUARDO GAGEIRO
Realizou-se hoje a apresentação do livro "Liberdade" de Eduardo Gageiro. Aqui ficam alguns apontamentos da sessão de apresentação.
26 de abril de 2013
ESTACIONAMENTO NO PRIOR VELHO
Recebemos da página de informação "Prior Velho A voz" a seguinte questão sobre o problema do estacionamento pago na freguesia:
"Data de 2009 que se equacionou a razão e oportunidade dos parqueamento pago na zona industrial do Prior Velho. Decorrido 4 anos o parqueamento continua e os lugares vazios como acontece na rua Prof. Henrique e Barros. Por outro lado, a mencionada rua que deixou de ter dois sentidos para ser um parqueamento pago, podia e devia ser uma alternativa a rua da Guiné que pelo tráfego que regista constitui uma via perigosa, tanto mais que o estacionamento é efetuado em passeios. Resta-nos que em tempo de eleições os lugares sejam visitados para os habituais apelos ao voto, e que os candidatos compreendam que o parqueamento pago no prior velho não tem qualquer sentido, dado que quem paga são os trabalhadores uma vez mais...... A abertura da rua Professor Henrique de Barros será uma mais valia para reduzir o tráfego na rua da Guiné e torna-la mais segura para pessoas e automobilistas. Ao candidatos espera-se mais responsabilidade nas respostas concretas ás necessidade de uma freguesia como o prior velho."
Enviámos a seguinte resposta:
A CDU sempre teve uma posição muito clara no que respeita ao estacionamento pago no Prior Velho.
Aliás, a nosso posição sobre esse assunto, não difere daquela que temos nas restantes freguesias do concelho, nem daquela que presidiu à constituição da Loures Parque e à sua orientação nos primeiros anos de existência, ainda sob orientação da CDU.
O parqueamento pago é um instrumento de gestão do estacionamento que deve ser utilizado com critério e avaliação dos impactos. Faz sentido em zonas de escassez do mesmo e na proximidade a serviços públicos ou de utilidade pública onde pode ser necessário garantir uma maior rotação na ocupação dos lugares existente. Mas o parqueamento pago não deve ser utilizado como apenas mais uma fonte de receita, que em muitos casos, como é o caso do Prior Velho é uma verdadeira taxa sobre quem aí trabalha.
Mesmo no caso da definição de zonas de parqueamento pago, nas circunstâncias que anteriormente se referiram, a prática defensável é que ao taxamento de um lugar corresponde a criação de um lugar de estacionamento livre nas imediações. Foi assim, que se fez na cidade de Loures nos primeiros anos de funcionamento da Loures Parque. Só deste modo é que se consegue transformar o expediente da taxação de estacionamento numa verdadeira ferramenta de gestão e ordenamento do trânsito.
Obrigado pela sua questão e desde já registe a nossa disponibilidade e interesse em intervir neste assunto.
Ver posição pública da CDU Prior Velho já em 2007
25 de abril de 2013
ALMOÇO COMEMORATIVO DO 25 DE ABRIL NA QUINTA DE SÃO JOSÉ EM SACAVÉM
Realizou-se hoje, dia 25 de Abril, o tradicional almoço organizado pela Associação Comunitária de Sacavém para celebrar mais um aniversário da revolução portuguesa de 1974.
A CDU acedeu ao convite que lhe foi endereçado e fez-se representar pela Maria Eugénia Coelho, vereadora na Câmara Municipal de Loures, e por Anabela Feliciano Pacheco, eleita na Assembleia Municipal de Loures. Estiveram também presentes, pela CDU, todos os representantes na Assembleia de Freguesia de Sacavém.
A CDU agradece o convite recebido e faz votos para que esta salutar e bem sucedida iniciativa se repita por muitos anos.
BERNARDINO SOARES PRESENTE NA FESTA POPULAR REALIZADA ONTEM EM SACAVÉM
A CDU realizou ontem uma Festa Popular para comemorar o 39.º Aniversário do 25 de Abril. A festa, que juntos largas dezenas de pessoas, iniciou-se pelas 19h00 e prolongou-se pelo serão. Jantar, convívio, música, boa disposição e a esperança própria da efeméride assinalada foram os traços gerais desta iniciativa.
Participaram ainda Bernardino Soares, candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal de Loures, e Anabela Feliciano Pacheco, eleita da CDU na Assembleia Municipal de Loures e na Assembleia de Freguesia de Sacavém, que usaram da palavra.
Estiveram também presentes Maria Eugénia Coelho, António pombinho e Paulo Piteira, vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures.
24 de abril de 2013
22 de abril de 2013
APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE FOTOGRAFIA "LIBERDADE" DE EDUARDO GAGEIRO, DIA 27 DE ABRIL, ÀS 16H00
A apresentação contará com a presença de Eduardo Gageiro. O livro reúne a mais emblemáticas fotografia do autor feitas pelo autor entre os dias 25 de Abril e 1 de Maio de 1974.
"A ESPERANÇA QUE RESISTE", PEÇA DE TEATRO NA AQUIPA
No âmbito das comemorações do 39.º Aniverário do 25 de Abril, a AQUIPA e o Teatro Artéria levam à cena a peça "A Esperança que Resiste".
"porque na realidade em que vivemos, só as moscas mudam!...
e a podridão regressa, dissimulada em palavras e actos construídos e defendidos pela demagogia...
Relembramos a dor de todos os que sofreram com o passado...
e dos que sofrem hoje com os frutos envenenados dessas histórias que o tempo não pode apagar.
Lutámos por valores, que muitos não conhecem...
Valores que dia após dia são apagados, dando o lugar a esta realidade...
Hoje perguntamos: que liberdade é esta?"
25 a 27 de Abril 5ª, 6ª e Sábado 21:30h
28 de Abril Domingo 17:00h
AQUIPA - Associação dos Amigos da Quinta do Património
Rua Bento Jesus Caraça, nº7, Sacavém
(estrada entre Moscavide e Sacavém, perto dos Bombeiros Voluntários de Sacavém)
Entrada Gratuita
Espectáculo para M/16
"A Esperança que Resiste"
é um espectáculo desenvolvido no âmbito das
Comemorações da Revolução do 25 de Abril de 1974 na AQUIPA – Associação dos Amigos da Quinta do Património.
Nesta criação é explorada uma sequência cénica, baseada numa colagem e adaptação de testemunhos e relatos reais / individuais. Textos seleccionados para uma visão do que foi a Revolução de 25 de Abril de 1974, apelando à memória, aos valores da liberdade e à consciência da actualidade...
encenação e concepção plástica Hugo F. Matos
interpretação Andreia de Brito, Hugo F. Matos, Rui Filipe Mendes
operação técnica Vasco Ferreira, Diana Camacho
Mais informação em:
teatro.arteria@gmail.com
Participa e divulga
21 de abril de 2013
20 de abril de 2013
REALIZOU-SE HOJE O ALMOÇO CONVÍVIO DA CDU NO PRIOR VELHO
Realizou-se hoje o almoço convívio da CDU no Prior Velho. Esta iniciativa foi também um momento de debate e informação sobre a situação política local. No almoço participou Paulo Piteira, vereador da CDU na Câmara Municipal de Loures.
Subscrever:
Mensagens (Atom)